Passe a receber informação de referência regularmente no seu computador. Subscreva.

Subscreva as nossas newsletters e mantenha-se atualizado sobre as oportunidades de investimento e parceiros de negócio através do Programa InvestEU.


Junho 2019


Your Banner Image

Mês de junho mais quente de sempre

Os números oficiais confirmam: foi o mês de junho mais quente de sempre na Europa. A vaga de calor bateu recordes em vários países, com os termómetros a subir até aos 45º C. As temperaturas médias estiveram 2°Celsius acima do normal.

O final de mês de junho foi excecionalmente quente comparado com a média durante o período de referência de 1981 a 2010. Assistiram-se a temperaturas de 6 a 10°C acima do normal na maior parte de França e Alemanha, norte da Espanha, norte da Itália, Suíça, Áustria e República Checa. Os altos níveis de ozono, medidos pelo Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas Copernicus, contribuíram para o calor.

As alterações climáticas terão, provavelmente, adicionado 4°C à onda de calor, segundo um estudo da Estudo da World Weather Attribution. E a Organização Meteorológica Mundial disse que 2019 está entre os anos mais quentes, com extremos de calor ligados às consequências das emissões de gases com efeitos de estufa.

Saber mais

Construção de um Espaço Europeu da Educação

A Comissão Europeia anunciou quais as instituições de ensino superior em toda a Europa que farão parte das primeiras alianças de Universidades Europeias. Cabe-lhes promover a qualidade e atratividade do ensino superior europeu e fomentar a cooperação entre as instituições, os alunos e o pessoal do ensino superior...


Saber mais

Your Picture

Mais de 85 % das zonas balneares europeias têm excelente qualidade da água

Your Picture

Segundo o mais recente relatório anual sobre a qualidade das águas balneares europeias, mais de 85 % das zonas balneares monitorizadas em toda a Europa no ano passado satisfaziam as mais rigorosas normas de qualidade «excelente» quanto à limpeza das águas. Os resultados, publicados hoje, fornecem uma boa indicação quanto às zonas em que as águas balneares de melhor qualidade podem ser encontradas neste verão...


Saber mais



Consulta sobre o futuro da Europa

Convidamo-lo a participar na presente consulta em linha, redigida pelos próprios cidadãos. Pode também comentar o Livro Branco sobre o Futuro da Europa e participar nos Diálogos com os Cidadãos organizados pela Comissão Europeia ou em outros debates no seu país. Os dirigentes da UE querem uma Europa que produza resultados concretos nos domínios que mais preocupam os cidadãos.

Na perspetiva da cimeira extraordinária dos dirigentes da UE em Sibiu, na Roménia, e das eleições europeias de 2019, os responsáveis nacionais chegaram a acordo quanto a uma Agenda dos Dirigentes relativa às questões e desafios mais prementes para os quais é necessário encontrar soluções.

Saber mais

Your Banner Image

Cidadãos

direitos fundamentais, segurança e justiça

Os cidadãos da União Europeia têm o direito de circular, viver e trabalhar livremente em qualquer local da União Europeia. Para assegurar a plena vigência destes direitos, foi posto em prática um sistema eficaz e em permanente evolução. A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia reúne, num único texto, todos os direitos das pessoas em torno de alguns princípios orientadores: dignidade humana, liberdades fundamentais, igualdade, solidariedade, direitos dos cidadãos e justiça. Todos os cidadãos têm o direito de apresentar uma petição ao Parlamento sobre assuntos que se enquadrem na esfera de competências da União. A iniciativa de cidadania europeia permite aos cidadãos promover a adoção de legislação considerada necessária para fins de aplicação dos Tratados. O Tratado de Lisboa introduziu vários novos elementos no espaço de liberdade, de segurança e de justiça, incluindo um procedimento de tomada de decisão mais eficiente e democrático, maiores poderes para o Tribunal de Justiça da UE e um novo papel para os parlamentos nacionais.

Saber mais