Passe a receber informação de referência regularmente no seu computador. Subscreva.

Subscreva as nossas newsletters e mantenha-se atualizado sobre as oportunidades de investimento e parceiros de negócio através do Programa InvestEU.


Julho 2020



Your Picture

587 milhões de euros para as PME e empresas de média capitalização portuguesas afetadas pela crise da COVID-19 


O Grupo Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Banco Santander Consumer Portugal (BSCP) estão a unir esforços no sentido de apoiar as pequenas e médias empresas (PME) e as empresas de média capitalização (mid-caps) portuguesas afetadas pela crise da COVID-19. O banco da UE e o BSCP assinaram dois contratos no montante de 587 milhões de euros destinados a injetar liquidez e a financiar investimentos num momento crítico.

Os dois contratos serão executados através da participação do Grupo BEI (link is external) na primeira titularização de crédito automóvel do BSCP para redução de requisitos de fundos próprios, parte dos quais será dedicada ao financiamento da compra de veículos menos poluentes pelas PME. Trata-se de uma das primeiras titularizações simples, transparentes e padronizadas (STS) a serem colocadas no mercado português desde a entrada em vigor, no ano transato, do novo regulamento da UE sobre a matéria.


Saber mais ...

Ponte aérea humanitária da União Europeia organizada por Portugal com destino a Bissau

Hoje, dia 23 de julho, sai de Lisboa o primeiro dos quatro voos da ponte aérea humanitária da União Europeia organizados por Portugal com destino a Bissau, levando a bordo equipamento e material médico. A carga inclui medicamentos, bem como equipamento de laboratório e equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, que ajudarão a garantir o acesso da população aos cuidados de saúde, no contexto da pandemia de coronavírus.

Comissão Europeia criou uma Ponte Aérea Humanitária da UEVer para o transporte de recursos e bens essenciais para ajudar a combater o coronavírus em algumas das zonas mais críticas do mundo afetadas por limitações de transporte. A Guiné-Bissau registou o maior número de casos confirmados por 100 000 habitantes na África Ocidental.

 Setor dos transportes em Portugal com quatro projetos selecionados 

Your Picture

A UE presta ajuda à recuperação económica de todos os Estados-Membros, com a injeção de perto de 2,2 mil milhões de euros em 140 projetos essenciais no setor dos transportes, quatro dos quais envolvem parceiros portugueses. Estes projetos contribuirão para criar ligações de transportes necessárias em todo o continente, para apoiar os transportes sustentáveis e para criar emprego.

Os projetos receberão o financiamento do Mecanismo Interligar a EuropaVer, o regime de subvenções da UE que presta apoio às infraestruturas.

Um dos projetos com beneficiários portugueses é o RESTART – plano diretor para os polos de mobilidade multimodal de Lisboa. Este estudo preparará o caminho para a conversão de cinco grandes terminais de transportes em Lisboa numa rede de plataformas de mobilidade interligadas.

Dois projetos portugueses entre os finalistas do concurso RegioStars 2020

A Comissão Europeia anunciou os 25 finalistas do concurso RegioStars 2020 para os melhores projetos da política de coesão da UE em cinco categorias. Incentiva-se o público a votar no seu projeto favorito até 15 de setembro. Recorda-se que a cidade do Fundão foi uma das vencedoras em 2019.

Um júri independente selecionou cinco finalistas por categoria entre 206 candidaturas de elevada qualidade recebidas este ano.

Na categoria 1 «Transição industrial para uma Europa inteligente», o projeto «ESA-BIC Portugal» cofinanciado pelo programa Centro 2020 do FEDER (Portugal) foi nomeado finalista. O projeto promove tecnologias espaciais para soluções inovadoras em mercados não espaciais, sendo pioneiro na Europa. Apoia empreendedores que pretendem utilizar ativos espaciais para gerar novos negócios em cidades inteligentes, transportes e logística, saúde, agricultura, economia azul ou ambiente.

Your Picture

Cidadãos da UE estão mais cientes dos seus direitos

Your Picture

Um novo inquérito Eurobarómetro sobre a cidadania da UE e a democracia publicado pela Comissão Europeia revela que a grande maioria dos europeus (91 %) conhece a expressão «cidadão da União Europeia». Este é o nível mais elevado de sensibilização desde 2007, representando um aumento constante dos 87 % registados em 2015. A maioria dos europeus está bem informada sobre os seus direitos eleitorais – a nível nacional e europeu.

A Comissão Europeia lançou também uma consulta pública sobre os direitos de cidadania da UE.

Saber mais ...