Passe a receber informação de referência regularmente no seu computador. Subscreva.

Subscreva as nossas newsletters e mantenha-se atualizado sobre as oportunidades de investimento e parceiros de negócio através do Programa InvestEU.


Maio 2020


Your Picture

Hora da Europa: reparar os danos e preparar o futuro para a próxima geração


A Comissão Europeia apresentou a sua proposta para um importante plano de recuperação. Para assegurar que a recuperação é sustentável, equitativa, inclusiva e justa para todos os Estados-Membros, a Comissão propõe criar um novo instrumento de recuperação, Next Generation EU, integrado num orçamento de longo prazo da UE robusto, moderno e renovado. A Comissão apresentou igualmente o seu programa de trabalho adaptado para 2020, que dá prioridade às ações necessárias para impulsionar a recuperação da Europa.

O coronavírus abalou profundamente a Europa e o mundo, pondo à prova os sistemas de saúde e de segurança social, as nossas sociedades e economias, bem como o nosso modo de vida e de trabalho em conjunto. Para proteger vidas e meios de subsistência, reparar o mercado único, bem como para assegurar uma recuperação duradoura e próspera, a Comissão Europeia propõe fazer uso de todo o potencial do orçamento da UE.


Saber mais ...


Orientações para restabelecer viagens e relançar turismo

 

Your Banner Image

A Comissão Europeia apresentou orientações e recomendações para ajudar os Estados-Membros a levantar gradualmente as restrições aplicáveis às viagens e permitir que as empresas do setor do turismo reabram, respeitando as precauções sanitárias necessárias. O objetivo das orientações é oferecer às pessoas a oportunidade de desfrutarem do repouso, relaxamento e ar livre indispensáveis.

Assim que a situação sanitária permita, as pessoas deverão poder reencontrar os seus amigos e familiares, no seu próprio país da UE ou além-fronteiras, respeitando todas as medidas de segurança e de precaução necessárias.

As orientações visam igualmente ajudar o setor do turismo da UE a recuperar da pandemia, apoiando as empresas e assegurando que a Europa continua a ser o principal destino dos visitantes.

Plataforma «Prontos para o Futuro»

 

A Comissão Europeia lançou a Plataforma «Prontos para o Futuro», um grupo de peritos de alto nível que ajudará a Comissão a simplificar a legislação da UE em vigor e a reduzir os encargos administrativos para os cidadãos e as empresas. A plataforma contribuirá igualmente para assegurar que a legislação da UE continua preparada para o futuro, tendo em conta a necessidade de enfrentar novos desafios, como a digitalização.

A Plataforma «Prontos para o Futuro», constituída por um grupo governamental e por um grupo de partes interessadas, reúne representantes nacionais, regionais e locais dos Estados-Membros, o Comité das Regiões, o Comité Económico e Social Europeu e grupos de partes interessadas com competências práticas em vários domínios de intervenção.

 

Your Picture

Comissão mobiliza montante suplementar para estimular a investigação sobre o coronavírus

Your Picture

 

A Comissão mobilizou mais 122 milhões de euros do seu programa de investigação e inovação Horizonte 2020 para a investigação sobre o coronavírus, urgente e necessária. O novo convite à manifestação de interesse enquadra-se no compromisso assumido pela Comissão no valor de 1,4 mil milhões de euros em favor da iniciativa Resposta Mundial ao Coronavírus, lançada pelo Presidente Ursula von der Leyen em 4 de maio de 2020.

Este novo convite vem na sequência de uma série de ações de investigação e inovação financiadas pela UE para combater o coronavírus e complementa ações anteriores destinadas a desenvolver testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas, reforçando a capacidade para produzir e implantar soluções facilmente disponíveis, com vista a satisfazer rapidamente as necessidades mais prementes. Visa também perceber melhor qual o impacto comportamental e socioeconómico da epidemia.

Juvenes Translatores: este ano a entrega de prémios é virtual!

Por impossibilidade de os vencedores viajarem até Bruxelas - que é uma das tradições do Juvenes Translatores, o concurso para jovens tradutores da Comissão Europeia - este ano a cerimónia de entrega de prémios vai decorrer de forma virtual através da Internet. Deste modo, a celebração, que habitualmente decorre à porta fechada, poderá contar com um número ilimitado de assistentes! Será no dia 8 de maio, com início às 15 horas em Portugal Continental (16 horas em Bruxelas).

Os professores, as famílias e os amigos, que foram fundamentais para o sucesso dos vencedores, podem assistir à cerimónia através da difusão no YouTube, no Facebook e no Twitter. Evidentemente, os vencedores não vão sair de mãos a abanar: os seus troféus e diplomas seguirão por correio até às suas casas.

Your Picture