Passe a receber informação de referência regularmente no seu computador. Subscreva.

Subscreva as nossas newsletters e mantenha-se atualizado sobre as oportunidades de investimento e parceiros de negócio através do Programa InvestEU.


Março 2020



Your Picture

Declaração da presidente Ursula von der Leyen sobre as medidas de emergência nos Estados-Membros 

A presidente da comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no dia 31 de março, fez uma declaração sobre as medidas de emergência adotadas nos Estados-Membros.

«A União Europeia baseia-se nos valores da liberdade, da democracia, do Estado de direito e do respeito pelos direitos humanos. Estes valores são comuns a todos nós. Temos de os manter e de os defender, mesmo nestes tempos difíceis. Ao longo das últimas semanas, vários governos da UE tomaram medidas de emergência para fazer face à crise sanitária causada pelo surto do coronavírus. [...] É da maior importância que as medidas de emergência não sejam aplicadas em detrimento dos nossos princípios e valores fundamentais, consagrados nos Tratados. A democracia não pode funcionar sem meios de comunicação social livres e independentes. [...] É agora mais importante do que nunca que os jornalistas possam fazer o seu trabalho de forma livre e precisa, a fim de combater a desinformação e garantir que os nossos cidadãos têm acesso a informações cruciais. Quaisquer medidas de emergência devem limitar-se ao necessário e estritamente proporcional. Não devem durar indefinidamente. [...] A Comissão Europeia acompanhará de perto, num espírito de cooperação, a aplicação das medidas de emergência em todos os Estados-Membros. Temos de trabalhar todos em conjunto para dominar esta crise.»

 

Aprender divertindo-se - Ensinar e estabelecer contactos

 

Your Picture

Se és aluno do ensino básico ou secundário, encontras aqui uma série de jogos, concursos e livros de atividades que te permitem a descobrir a UE de uma forma divertida, na escola ou em casa. Além disso, o sítio também dá informações sobre como estudar ou fazer voluntariado no estrangeiro.

Se é professor e quer ajudar os seus alunos a perceber o que é a UE e como funciona, este espaço coloca à sua disposição material didático para todas as idades, que pode usar para preparar as suas aulas. Além disso, também encontra aqui oportunidades para estabelecer contactos com outras escolas e professores de toda a UE.

Publicações da UE

 

O serviço «Publicações da UE», criado em 1952, é uma livraria em linha e um arquivo das publicações produzidas pelas instituições e agências da União Europeia, gerida pelo Serviço das Publicações da União Europeia, com sede no Luxemburgo.

Trata-se de um serviço interinstitucional cuja missão é assegurar a edição das publicações e gestão de bases de dados das instituições europeias.

• Publicações editadas pela Representação da Comissão Europeia em Portugal disponíveis no Serviço das Publicações da União Europeia.

• Navegar por tema nas «Publicações da UE».

• Poderá também obter publicações gratuitas no espaço dedicado aos professores no portal Europa: Material didático sobre a União Europeia

Your Picture

Prémio Robert Schuman

Your Banner Image

 

Convite à apresentação de textos originais sobre o futuro da Europa!

Na perspetiva das comemorações do 70.º aniversário da Declaração Schuman, que teve lugar a 9 de maio de 1950, e do lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa, o Centro Europeu Robert Schuman criou o Prémio Robert Schuman. Trata-se de um concurso para autores que podem enviar um contributo com os seus pontos de vista sobre o futuro da Europa. O primeiro prémio é galardoado com uma recompensa de 15 000 euros.

Este prémio é organizado pela «Maison Robert Schuman» em Scy-Chazelles, França, sob o patrocínio de Jean-Claude Juncker e de Oliver Paasch, entre outros.

Em 9 de maio de 2020, terá lugar na «Maison Robert Schuman», em Scy-Chazelles, na região de Metz, França, a celebração do 70.º aniversário da Declaração Schuman de 9 de maio de 1950. Tendo em vista esta comemoração, assim como o lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa, o Centro Europeu Robert Schuman lançou uma iniciativa arrojada e construtiva: o Prémio Robert Schuman.

O objetivo é convidar os cidadãos a contribuir para a reflexão sobre o futuro da Europa, através de textos que proponham um futuro ou novas ações para a União Europeia.

O Prémio Robert Schuman, aberto a participantes de qualquer nacionalidade, destinam-se a recompensar autores que apresentem um texto original de duas páginas e meia (em alemão, francês, inglês ou luxemburguês - as quatro línguas faladas por Robert Schuman), propondo e justificando uma etapa de progresso da União Europeia a partir de 2020.


Saber mais ...

Estratégia para a Igualdade de Género

Your Picture

Rumo a uma união da igualdade: apresentamos a nossa Estratégia para a igualdade entre homens e mulheres na Europa.

Embora a UE seja líder mundial no que respeita à igualdade entre homens e mulheres e tenha realizado progressos notáveis nas últimas décadas, a violência e os estereótipos baseados no género continuam a existir: na UE, uma em cada três mulheres já foi vítima de violência física e/ou sexual; Apesar de atualmente o número de homens com diplomas universitários ser inferior ao número de mulheres, estas ganham, em média, 16 % menos do que os homens, e apenas 8 % dos cargos de presidente executivo das grandes empresas na UE são ocupados por mulheres.