Passe a receber informação de referência regularmente no seu computador. Subscreva.

Subscreva as nossas newsletters e mantenha-se atualizado sobre as oportunidades de investimento e parceiros de negócio através do Programa InvestEU.


Dezembro 2019


Your Picture

O financiamento da UE traz benefícios concretos para regiões e cidadãos

A Comissão Europeia publicou o Relatório estratégico de 2019 sobre Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. A edição de 2019 do relatório bienal mostra que o financiamento da UE traz benefícios concretos para as regiões da UE e para os seus cidadãos.





Your Banner Image


Portal Europeu da Juventude


Se queres saber de que forma a Europa e o teu país apoiam os jovens, dá uma olhadela às várias oportunidades que tens à tua disposição no portal. Informa-te sobre o Corpo Europeu de Solidariedade: pode ser a aventura com que tanto sonhavas!

Saber mais

Your Banner Image

Espaço de aprendizagem 

Espaço onde estudantes e profissionais da educação poderão encontrar um infindável mundo de recursos promotores de capacitação da sociedade sobre a UE.

Saber mais


Your Banner Image

O Centro Europe Direct Região Beira Interior

O Centro de Informação Europe Direct Região Beira Interior é atualmente um dos 19 Centros de Informação selecionados pela Representação da Comissão Europeia em Portugal para integrar a rede de informação europeia Europe Direct que se encontra sediado na Escola Profissional do Fundão.

Em traços gerais o centro de informação Europe Direct Região Beira Interior tem como objetivos permitir que os cidadãos disponham de informação, orientações e respostas a questões sobre as instituições comunitárias, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia, promover o debate sobre a União Europeia e as suas políticas, a nível local e regional, de forma ativa, facilitar a difusão da informação adaptada à escala regional e local, por parte das instituições europeias e dar oportunidade ao público para enviar perguntas, opiniões e sugestões às instituições da União Europeia.

Esta estrutura de informação europeia disponibiliza diariamente aos cidadãos, instituições e comunidade local uma informação de base sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, publicações oficiais e documentação para consulta, contribuindo, assim, para a construção duma verdadeira Europa dos Cidadãos. É um serviço de atendimento personalizado e totalmente gratuito.O Centro de Informação Europe Direct Região Beira Interior é atualmente um dos 19 Centros de Informação selecionados pela Representação da Comissão Europeia em Portugal para integrar a rede de informação europeia Europe Direct que se encontra sediado na Escola Profissional do Fundão.

Saber mais

Your Banner Image

Pacto Ecológico Europeu - À procura de ser o primeiro continente neutro do ponto de vista climático


Tornar-se o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050 é o maior desafio e a maior oportunidade do nosso tempo. Para alcançar este objetivo, a Comissão Europeia apresentou o Pacto Ecológico Europeu, um pacote de medidas extremamente ambicioso que deverá permitir às empresas e aos cidadãos europeus beneficiar de uma transição ecológica sustentável. Estas medidas serão acompanhadas de um roteiro inicial de políticas fundamentais, que vão desde uma redução ambiciosa das emissões até ao investimento na investigação e na inovação de ponta, a fim de preservar o ambiente natural da Europa.

Apoiado por investimentos nas tecnologias verdes, soluções sustentáveis e novas empresas, o Pacto Ecológico pode constituir uma nova estratégia de crescimento da UE. A participação e o empenhamento do público e de todas as partes interessadas são cruciais para o seu êxito.

Acima de tudo, o Pacto Ecológico Europeu traça o caminho para uma transição justa e socialmente equitativa. Foi concebido de forma a não deixar para trás ninguém nem nenhuma região na grande transformação que se avizinha.

Saber mais

Your Banner Image

Nova regulamentação da UE para os pagamentos transfronteiriços 


Os Os consumidores e empresas dos Estados-Membros não pertencentes à área do euro passam, a partir de hoje, a poder efetuar pagamentos transfronteiriços mais baratos em euros.

A nova regulamentação da UE garantirá que os pagamentos transfronteiriços em euros com origem na Bulgária, Chéquia, Croácia, Dinamarca, Hungria, Islândia, Listenstaine, Noruega, Polónia, Roménia e Suécia, não pertencentes à área do euro, custarão o mesmo que os pagamentos nacionais.

Por exemplo, um consumidor búlgaro que queira efetuar uma transferência em euros para o estrangeiro pagará, a partir de agora, a mesma comissão bancária que a aplicada às transferências em leves dentro da Bulgária.

Por outras palavras, os pagamentos transfronteiriços em euros ficarão sujeitos a encargos muito baixos ou não terão mesmo qualquer encargo.

A Comissão, em colaboração estreita com as autoridades competentes nacionais, acompanhará de perto a aplicação da nova regulamentação, para garantir que esta será corretamente aplicada.

Saber mais